Páginas

domingo, outubro 20, 2013

The 3rd is the new 1st

(O terceiro é o novo primeiro)


Sem dúvida não haveria título melhor para o primeiro post.

Sempre sonhei em viajar pelo mundo e acredito que meu principal objetivo na vida seja esse. E conviver com os mais diversos tipos de animais está incluso nesse sonho. Por isso, assim que resolvi tentar a bolsa do Ciência sem Fronteiras, não vi melhor opção do que Austrália.

*~~1ª Tentativa~~*
"No futuro, uma segunda casa, quem sabe"

Assim que me inscrevi para o edital da Austrália para partir em Junho/Julho de 2012, não pude conter minha empolgação. Em pouco tempo passei de uma pessoa apenas curiosa pelo país para uma fanática. Pude me ver claramente visitando aqueles lugares incríveis, dando um pulo na Nova Zelândia, nadando com golfinhos, fugindo de tubarões e águas vivas, perseguindo cangurus e trazendo um Quokka clandestinamente para casa.

"vou te roubei seu coraçaaum"

E então esperei eternamente qualquer notícia. Até que ela veio de forma inesperada: uma funcionária da minha Universidade (que viria se tornar uma das pessoas que mais me ajudaram. Bjs Luciana \o) me caçou pelo campus para saber porque eu não havia dado nenhuma notícia enquanto todos estavam felizes na correria para as próximas etapas.

Minha total inexperiência e lerdeza para ir atrás de informações só procrastinou o que veio de qualquer jeito: minha notícia de indeferimento.

Até hoje não entendi o que aconteceu. O impacto da má notícia me abalou durante um bom tempo, mas não me tirou a persistência e a vontade de ir atrás do sonho.

*~~2ª Tentativa~~*

"Bye, Santa Klaus"

Presumi que um dos problemas para meu indeferimento tinha sido a concorrência. Assim que chegou a nova oportunidade de inscrição, li tudo mais cautelosamente e optei por Finlândia.

Não foi só pela baixa concorrência (apesar de este ter sido meu quesito de escolha), mas pela cultura, pela sede de aventura naquele frio desumano, pelos show de metal e lobos (e lobos de Metal, né Lalá?). Meu pai ainda tentou me convencer a mudar, no entanto já estava determinada. Para mim era certeza que dentro de alguns meses estaria coberta de casacos pegando -50 graus Celsius.

Feliz da vida, vibrei a cada etapa que passava: a peneira da  minha Universidade, a peneira do CNPQ (para onde somos direcionados à etapa de escolhas das universidades que eu tanto gastei tempo pesquisando), vibrei mais ainda quando recebi um e-mail da Universidade de Helsinki, minha 1ª opção.

Cega de felicidade, nem imaginei a treta que o e-mail trazia. Um tom de desculpas prévias com aquele ar de “estamos tentando te pôr aqui, mas não crie muitas expectativas…”. Como não criar expectativas?

Já com um pé atrás, respondi o que me foi cabido naquele momento e recebi um “fora” mais formal do que o da Austrália, mais ou menos assim:

“Não podemos te aceitar porque as matérias que você pode pegar não estão disponíveis em inglês, apenas em finlandês. Sendo inviável sua aceitação nesse curso. Tudo de bom para você, bjs e até a próxima”

"comofaz?"

Eu já estava em fim de semestre, me sentindo abalada e estressada. Com certeza não precisava de mais nada para me deprimir. Sem a força da família e dos meus amigos, jamais teria conseguido passar naquelas matérias cabulosas do 3º período e ter mantido o lendário CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico).

Levanta a poeira e dá a volta por cima” - Maria Bethânia feat Thiago Alkmim

*~~3º Tentativa~~*
"Um futuro no velho mundo"

Com a decepção da Finlândia, fui atrás da bolsa de Iniciação Científica, já querendo “quietar o facho” com essa idéia de tentar o CsF. Daí saiu o novo edital e nele estava novamente a Austrália, mas também o Reino Unido. Ainda lembro de Alex tentando me convencer de não cair em tentação da Austrália novamente e  tentar Irlanda com ele (o que foi bastante tentador, já que Irlanda é tudo de bom). Foi uma pena Nova Zelândia não ter tantas opções de uni.

Okay, vou tentar Reino Unido.

Não porque eu não gostava (muito pelo contrário, hohoh), só que Austrália, né? Eu nem olhei direito quais animais perigosos tem na Inglaterra (só o grande Mestre Shau Ellis que mora com lobos e quecertamenteeuvouvisitareroubaroslobosdeleaaaaaaaaaaaaah).

Me inscrever nesse edital UK foi menos desesperador do que os anteriores. Eu já conhecia todas as etapas, já tinha os documentos em mãos, então foi mais sussa. Também devo dizer que achei mais organizado.

E assim foi durante "mil anos alguns meses, passando pelas etapas, só que com aquela comemoração silenciosa e ainda receosa. As unis que eu mais queria eu senti que seria rejeitada então fui mais pé no chão. Felizmente, me encantei com a University of Lincoln. Certa de que seria minha 1ª opção (bye, Royal :’(, Bye Glasgow :”( ). Que se dane! A Lincoln é linda, é num condado (*_*) e é quase (ok. nem tanto) no centro da Inglaterra (tipassim, 2h de um monte de lugar legal indo de trem ~~/o/). Minha 2ª e 3ª opção eram para cursar Animal Behaviour em Bangor e Zoology em Liverpool. Igualmente lindas, só que era Vet que eu queria cursar.

"Como não se apaixonar?"

E esses lindos me adotaram. Nem acreditei quando vi meu nome na lista. Já estou novamente com expectativas a mil léguas por hora, só que imaginando que pode ter muita coisa dando errado. Burocracia taí para isso.

"Tio Sirius dando aquela força >.<"

Bem, só espero que o que dê errado, não altere o resultado final. Até porque eu quero festa e chororô por minha causa.





E esse foi o 1º post, não tinha como não ser grande (faltou muita coisa aí) e eu espero ser mais dinâmica daqui para frente :D

*~~nox

Nenhum comentário:

Postar um comentário